
A empresa Ortopedia Conforpés ,instalada em Sorocaba,está testando o protótipo de um mão biônica totalmente articulada, capaz de mover os cinco dedos individualmente por meio de comandos cerebrais.O projeto, baseado em uma prótese escocesa, está sendo desenvolvido em colaboração com várias universidades e deverá estar no mercado em no máximo 4 anos,segundo o que disse o diretor da Ortopedia Nelson Nolé.
Um grande avanço técnico da prótese desenvolvida pela empresa de Sorocaba é a possibilidade de se movimentar todos os dedos,diferente dos modelos atualmente comercializados pela empresa que realizam apenas o movimento de pinça, usando o polegar e o indicador.
A previsão de Nolé é de que o produto custará de 10% a 20 % do valor das prótese produzida pela empresa escocesa-base para o projeto brasileiro-que pode custar,instalada, até R$ 150 mil.
Celso Mascarenhas, de 38 anos, que teve a mão direita amputada, em 1989, após um acidente com fogos, foi o primeiro a testar a prótese escosesa que serve de base para o projeto dos brasileiros."Com essa mão, posso até tocar piano",afirmou Mascarenhas extasiado.
Fonte Coquetel
Nenhum comentário:
Postar um comentário